Tuesday, August 26, 2008

Pirotecnia

Inventadas pelos chineses, mas nunca desenvolvida para a guerra - um bom exemplo de Terrorismo Poético - uma arma usada para disparar choques estéticos em vez de matar - os chineses odiavam a guerra e costumavam entrar em luto quando os exércitos se levantavam - a pólvora era mais útil para espantar demônios malignos, deleitar crianças, saturar o ar com uma bruma de bravura e com o cheiro de perigo.
Rojões de terceira categoria da província de Kwantung, foguetes, borboletas, M-80’s, girassóis, ``Uma Floresta na Primavera'' - clima de revolução - acenda seu cigarro com a espoleta chamuscada de um rojão negro - imagine o ar repleto de lêmures e íncubos, espíritos opressores, policiais fantasmas.

Chame um garoto com um bastão em brasa ou um fósforo aceso - apóstolo-xamã de enredos de verão de pólvora - estilhace a noite escura com pitadas e cascatas de estrelas infladas, arsênico e antimônio, sódio e calomelano, um corisco de magnésio e um silvo estridente de picrato de potassa.

Mande brasa (negro-de-fumo e salitre) a ferro e fogo - ataque o banco ou a horrível igreja de seu bairro com velas romanas e foguetes púrpura-dourados, de sopetão e anonimamente (talvez lançados da carroceria de uma picape em movimento).

Construa estruturas entrelaçadas com vigas de metal nos tetos dos edifícios de companhias de seguro ou escola - serpente cundalini ou dragão do Caos verde-bário enrolado contra um fundo de amarelo-sódio - Não Pise em Mim - ou monstros copulando e arremessando bolas de fogo na casa de velhos batistas.

Escultura de nuvens, escultura de fumaça e bandeiras = Arte do Ar. Obras de Terra. Fontes = Arte da Água. E fogos de artifício. Não se apresente patrocinando pelos Rockefeller e com a autorização da polícia para uma audiência de amantes da cultura. Evanescentes bombas-mentais incendiárias, mandalas assustadoras inflamando-se em esfumaçadas noites suburbanas, alienígenas nuvens verdades da peste emocional detonadas por raios vajra azuis de orgônio, feux d'artifice a laser.

Cometas que explodem com odor de haxixe e carvão radioativo - demônios do pântano e fogos-fátuos assombrando os parques públicos - falso fogo-de-santelmo piscando sobre a arquitetura da burguesia - correntes de pequenos fogos de artifício caindo no chão da Assembléia Legislativa - salamandras-elementais atacando conhecidos reformados de moral.

Goma-laca flamejante, açúcar do leite, estrôncio, piche, água viscosa, fogo chinês - por alguns momentos o ar é puro ozônio - uma nuvem opala de pungente fumaça de dragão/fênix se espalhando. Por um instante, o Império cai, seus príncipes e governadores fogem para sua podridão satânica e nebulosa, penachos de enxofre dos elfos atiradores de chamas queimando suas bundas chamuscadas, enquanto eles recuam. O Assassino-criança, psique de fogo, mantém o poder por uma breve noite escaldante da estrela Sírio.

No comments: